Água Formosa – Aldeia de Xisto | Vila de Rei

aldeia de xisto

No fim de semana, fui para o Centro de Portugal, como vou muitas vezes. E decidi ir explorar mais aquela zona. Fui então a Água Formosa, aldeia de Xisto, no concelho de Vila de Rei.

Não sei como não tinha ainda conhecido aquela aldeia. Vou muitas vezes para Vila de Rei, e nunca lá tinha ido, incrível. Mas finalmente fui e é uma aldeia cheia de magia, é muito pitoresca, parece uma aldeia de bonecas! Tem muitos pormenores. Ela é muito pequena, em 15min conseguem ver a aldeia inteira, mas vale muito a pena.

aldeia de xisto

Definição de Xisto

Primeiro que tudo vou passar a explicar o que é o Xisto. E vou-vos deixar aqui a informação da Wikipedia :

xisto

Xisto (do grego σχιστός schistós, ‘cindido’) é o nome genérico de vários tipos de rochas metamórfi

cas facilmente identificáveis por serem fortemente laminadas. Em linguagem popular, em Portugal é também conhecida por “lousa” (e, por extensão, designa-se como “terra lousinha” aos solos com base xistosa).

A argila metamorfizada, devido ao aumento de pressão e temperatura (metamorfismo), torna-se primeiro um xisto argiloso (folhelho), e em seguida, ao continuar o metamorfismo, passa a ardósia, que depois vira filito e finalmente passa a xisto. Ou seja, a sequência de formação é: argila – folhelho (xisto argiloso) – ardósia – xisto – gnaisse.

O que eu achei

Esta aldeia, como todas as outras aldeias de xisto que temos no país, foram todas reconstruídas. Em meados do século XX estavam ao abandono, mas agora já se pode ver um crescimento!

Temos a Ribeira da Galega mesmo por baixo das casas, como se vê na foto. Um caminho pedestre ao lado da ribeira vai dar a uma fonte muito antiga, que antes já foi uma mina. Ali respira-se natureza!

aldeia de xisto aldeia de xisto

Faz-me alguma confusão a aldeia não ter nenhum tipo de café ou restaurante (visto que sou amante de café). No entanto, tem um forno comunitário, que todos podem usar!

Contudo, não falta coisas para visitar por ali, a cerca de 10km têm o centro geodésico de Portugal, o Penedo Furado com uma cascata brutal. Um dia faço um artigo sobre estes dois pontos! Só sei que o centro de Portugal é lindo e tem tanto para visitar. Acreditem, respira-se muito melhor por lá 🙂

Se quiserem ficar hospedados na Água Formosa, têm o alojamento local. Nada melhor do que ficar mesmo no meio da natureza e super confortáveis. Encontrei este site, espero que vos seja útil!

Deixo-vos aqui umas fotos.

Beijinhos grandes

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Comments

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
    1. Post
      Author

Deixar uma resposta